Abertura dos festejos do Padroeiro da cidade

Um dos símbolos da festa de Santo Antônio, em Santo Antônio dos Milagres Piauí, foi erguido com sucesso no patamar da Igreja Matriz, a casa do Santo Casamenteiro, após a procissão que marca a abertura das treze noites de festa católica. O mastro de cerca de 20 metros de comprimento e com 300 kg era levantado por cordas percorrida as principais ruas e avenidas da cidade.

O mastro percorreu ruas da cidade nos braços da multidão até a Igreja, no centro de Santo Antônio dos Milagres PI. Durou cerca de uma hora desde sua saída até seu levante em frente à Igreja. Sob os olhares de milhares de fiéis, o mastro era erguido no momento que com a bandeira do padroeiro.

Ao ser erguido o mastro simboliza o início dos Festejos de Santo Antônio. A tradição prega que quem tocar no “Mastro de Santo Antônio consegue arranjar um bom casamento”. Muitas são as que vêm de outras cidades e estados para pagar promessas ou para tocar no “pau de Santo Antônio” visando um bom marido.

O mastro é um pé de angico de 20 metros de comprimento. O peso aproximado é de 300 kg. O levante sempre é um momento de grande expectativa na abertura das festividades. Quem desejar arranjar um bom esposo pode tocar no mastro até o dia 13 de junho, período que ele segue estendido no patamar da Igreja Matriz de Santo Antônio dos Milagres.

Quem participou a solenidade religiosa foi o prefeito da cidade, Dr. Adalberto Filho e a primeira dama e secretária municipal de assistência social, Jairanes, além de toda equipe da Prefeitura Municipal de Santo Antônio dos Milagres, Secretários Municipais, vereadores e população.

(*) Edição / Misael Lima 

santo antonio (3) santo antonio (4) santo antonio (5) santo antonio (6) santo antonio (8) santo antonio (9) santo antonio (12) santo antonio (14) santo antonio (19) santo antonio (20) santo antonio (21) santo antonio (24) santo antonio (26) santo antonio (29) santo antonio (32) santo antonio (38) santo antonio (47) santo antonio (57) santo antonio (58) santo antonio (59) santo antonio (60) santo antonio (61) santo antonio (62) santo antonio (63) santo antonio (64) santo antonio (65)

 

 

 

 

 

 

Você pode gostar...