Abertura dos festejos do Padroeiro da cidade

Um dos símbolos da festa de Santo Antônio, em Santo Antônio dos Milagres Piauí, foi erguido com sucesso no patamar da Igreja Matriz, a casa do Santo Casamenteiro, após a procissão que marca a abertura das treze noites de festa católica. O mastro de cerca de 20 metros de comprimento e com 300 kg era levantado por cordas percorrida as principais ruas e avenidas da cidade.

O mastro percorreu ruas da cidade nos braços da multidão até a Igreja, no centro de Santo Antônio dos Milagres PI. Durou cerca de uma hora desde sua saída até seu levante em frente à Igreja. Sob os olhares de milhares de fiéis, o mastro era erguido no momento que com a bandeira do padroeiro.

Ao ser erguido o mastro simboliza o início dos Festejos de Santo Antônio. A tradição prega que quem tocar no “Mastro de Santo Antônio consegue arranjar um bom casamento”. Muitas são as que vêm de outras cidades e estados para pagar promessas ou para tocar no “pau de Santo Antônio” visando um bom marido.

O mastro é um pé de angico de 20 metros de comprimento. O peso aproximado é de 300 kg. O levante sempre é um momento de grande expectativa na abertura das festividades. Quem desejar arranjar um bom esposo pode tocar no mastro até o dia 13 de junho, período que ele segue estendido no patamar da Igreja Matriz de Santo Antônio dos Milagres.

Quem participou a solenidade religiosa foi o prefeito da cidade, Dr. Adalberto Filho e a primeira dama e secretária municipal de assistência social, Jairanes, além de toda equipe da Prefeitura Municipal de Santo Antônio dos Milagres, Secretários Municipais, vereadores e população.

(*) Edição / Misael Lima