Dia nacional do Livro Infantil é comemorado com crianças

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril. A data foi escolhida em homenagem a Monteiro Lobato.

Sabendo o dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, a Secretaria Municipal da Educação de Santo Antônio dos Milagres – PI, realizou com as crianças da rede publica de ensino no Centro de Ensino Infantil Professor Saturnino Neves, grande evento de comemoração a este dia.

Durante o evento educativo as crianças descobriram porque o Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado. A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000.

Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore.

Nascido em Taubaté, estado de São Paulo, no dia 18 de abril de 1882, Monteiro Lobato transformou-se em “gás inteligente” — definição bem-humorada que costumava dar à morte — no dia 04 de julho de 1948. Durante seus 66 anos de vida contribuiu intensamente para a literatura brasileira.

Então, foi percebendo a necessidade de passar as crianças de Santo Antônio dos Milagres – PI, um pouco sobre o Dia Nacional do Livro Infantil, que a Secretária Municipal da Educação, Bertulina Neves, juntamente com toda equipe da educação, realizou este grande evento educativo.

dia do livro  (1) dia do livro  (2) dia do livro  (3) dia do livro  (4) dia do livro  (5) dia do livro  (6)