Ontem, dia 04, ás 16h, foi realizado grande jogo entre amigos, na cidade de Agricolândia Piauí, distante 90 km ao sul da capital Teresina – PI. O placar entre o time de amigos de Santo Antônio dos Milagres – PI e amigos de Agricolândia, ficou em 3 x 1 para o time da casa.

O jogo foi idealizado pelo Advogado licenciado e prefeito da cidade de Santo Antônio dos Milagres – PI, Dr. Adalberto Filho. Amante dos esportes em especial do futebol, ele vê a categoria esportiva com importância para sociedade.

Para o prefeito a presença do esporte no dia a dia das pessoas estabelece um papel crucial na vida de muitos, principalmente na função de desviar a atenção dos problemas sociais. Além, de trazer benefícios, como a transmissão de valores e a relação social, fatores principais do instrumento de educação.

Em entrevista ao Portal MPiauí, Dr. Adalberto, afirma que primeiro deve-se lembrar, que a sociabilidade por meio do esporte é algo histórico, desde a Grécia Antiga, com a realização dos jogos olímpicos, onde multidões de diferentes etnias e classes se reuniam, com um único objetivo, a diversão. Já em nosso país, o esporte vai além, desta dimensão, e passa a fazer parte de nossa cultura, como representação de identidade nacional, trazendo a prática dos valores sociais por meio de vários aspectos, com a realização de jogos durante os finais de semana, fora de datas esportivas de grandes relevâncias, o que aproxima amigos e produzir valores.

Dr. Adalberto também lembra, que mesmo os problemas sociais tornando-se comuns na sociedade, o esporte cumpre uma importante função de inclusão social. Ao tirar jovens das ruas e das drogas, ele ajuda no combate a violência, contribuindo assim na garantia de segurança pública e nas melhorias de saúde humana.

Por fim, o prefeito encerra suas declarações, afirmando que é inegável dizer que a prática do esporte é essencial para o desenvolvimento da ordem dentro de uma sociedade. Portanto, é muito importante que a população, junto ao governo, estimule a prática de atividades esportivas, principalmente nas regiões mais carentes, evitando o surgimento de doenças e principalmente de violência.