Prefeito Dr. Adalberto Filho visita usina de reciclagem e compostagem em Água Branca

Priorizando a saúde do povo de Santo Antônio dos Milagres, e valorizando o meio ambiente. O Prefeito Dr. Adalberto Filho, esteve na cidade de Água Branca Piauí, visitando as instalações de uma usina de compostagem construída para atender  aos municípios do Médio Parnaíba e acabar com os lixões.

A usina de compostagem é responsável pelo processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas.A compostagem é realizada com o uso dos próprios microrganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade.

É um processo de grande importância para o meio ambiente e saúde das pessoas, pois a compostagem quando usa de maneiro correta, principalmente na zona rural, é de extrema importância para o meio ambiente e para a saúde dos seres humanos. O lixo orgânico, muitas vezes, é descartado em lixões, ruas, rios e matas, poluindo o meio ambiente. Além disso, o acúmulo de resíduos orgânicos a céu aberto favorece o desenvolvimento de bactérias, vermes e fungos que causam doenças nos seres humanos. Favorece também, o desenvolvimento de insetos, ratos e outros animais que podem transmitir doenças aos homens.

Com a compostagem, além de se evitar a poluição e gerar renda, faz com que a matéria orgânica volte a ser usada de forma útil.

Outro beneficio é a coleta seletiva do lixo orgânico, para que haja a compostagem de forma adequada, é necessário que as pessoas realizem a coleta seletiva do lixo, encaminhando o lixo orgânico para usinas de compostagem e os resíduos sólidos para recicladores.

agua usina (8) agua usina (13) agua usina (15)

Você pode gostar...