Hoje, dia 05 de dezembro, o Prefeito de Santo Antonio dos Milagres, Paulo Cazimiro de Sousa Neto, marcou presença no Teresina Hall, em Teresina, ao lado da Secretaria Municipal da Educação, Professora Magali de Sousa Vilanova, e da Educadora Bertulina Neves de Sousa Costa, durante a segunda edição do Seminário Estadual do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC). O evento teve início às 13h30 e conta com a participação de diversas equipes do PPAIC, dirigentes municipais e gerentes regionais de educação.
O Seminário, que acontece nos dias 5, 6 e 7 de dezembro no Teresina Hall, tem como tema central “Avaliar para Ensinar”. Uma programação intensa foi elaborada, incluindo palestras e apresentação das boas práticas realizadas nos municípios das 21 Gerências Regionais de Educação (GRE). O diferencial deste ano foi a seleção de práticas exitosas promovida pelas gerências regionais ao longo do segundo semestre de 2023, culminando na apresentação dessas práticas durante o evento estadual.
Segundo a Secretaria Municipal da Educação, Professora Magali de Sousa Vilanova, as ações exitosas compartilhadas durante o Seminário têm potencial para contribuir significativamente na melhoria dos resultados de alfabetização das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental. “É um evento muito importante, onde os municípios podem compartilhar suas boas práticas, aprendendo uns com os outros e aplicando práticas pedagógicas interessantes para a alfabetização das crianças”, explicou.
Durante o evento também será entregue detro da Programação do Seminário, desta terça-feira, dia 5, a premiação da segunda edição do Prêmio Alfa-10. Prefeitos, dirigentes municipais de educação, equipes do PPAIC, gerentes regionais de educação, diretores e professores das escolas premiadas estão presentes a cerimônia de premiação, que contara, com a presença do governador Rafael Fonteles e do secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
O Prêmio Alfa-10, uma iniciativa do PPAIC, visa valorizar a gestão educacional com foco na aprendizagem do aluno, melhorar os indicadores educacionais relacionados ao domínio de competências em leitura, escrita e letramento matemático no ensino fundamental, além de promover uma política de incentivo às escolas. Nesta edição, foram beneficiadas 150 escolas, sendo 37 delas premiadas.
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), demonstrou seu compromisso investindo R$ 3.445.000,00 na execução do prêmio. Cada escola premiada receberá um valor proporcional à sua matrícula do 2º ano, pago em duas parcelas diretamente na conta da instituição de ensino. Este investimento reforça o empenho do governo em promover a qualidade da educação e reconhecer o esforço das escolas que se destacam na alfabetização dos alunos.
Em Santo Antonio dos Milagres – PI, não poderia ser diferete. Escolas da rede municipal foram agraciadas com o premio.